1) Quais são os riscos das crianças contrairem COVID-19? As crianças são tão propensas a se infectarem quanto os adultos, mas apresentam menos sintomas ou risco de desenvolver doença grave.

2) Qual o período de incubação do vírus? O período de incubação é em média de 5 dias, sendo raramente constatados períodos de até 2 semanas.

3) Quais os sintomas da infecção na criança? Os sintomas são os comuns de uma síndrome gripal, como febre, tosse, congestão nasal, coriza, dor de garganta, mas também podem ocorrer aumento dafrequência respiratória, sibilos (chiado) e pneumonia. Sintomas como vômitos e diarreia podem ocorrer, sendo mais comuns em crianças do que adultos.

4) Uso de máscaras para a criança: Se a criança estiver saudável, não há necessidade de usar máscara facial em casa. Somente ao sair de casa, em casos de extrema necessidade, mesmo que não apresente sintoma algum.

5) Posso continuar amamentando? Até o momento, o novo coronavírus não foi detectado no leite materno. Se a mãe estiver infectada pelo vírus pode amamentar seu bebê desde que utilize máscara facial e proceda a correta higienização das mãos e vestuário.

6) Medidas para a prevenção na criança:
  • Higienizar as mãos com frequência usando água e sabão, e também álcool em gel 70%;
  • Limpar e desinfetar diariamente as superfícies de toque frequente, tais como mesas, cadeiras de encosto alto, maçanetas, interruptores de luz, controles remotos, banheiros, pias, etc;
  • Limpar e desinfetar as telas, em especial de telefones celulares, tablets e computadores;
  • Lavar objetos e brinquedos, incluindo os de pelúcia laváveis;
  • Evitar contato com pessoas doentes (que estejam com algum sintoma como tosse, espirros ou febre);
  • Manter distância de outras pessoas.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria