Blog Layout

Como lidar com a Ansiedade em crianças

dez. 28, 2020

O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O dia faz parte da campanha do Setembro Estar ansioso significa sentir-se preocupado, nervoso ou temeroso. Com as crianças não é diferente: elas têm medo e ansiedade com frequência. Contudo, a maioria dos medos infantis são normais, decorrentes do processo de aprendizagem em cada fase e é comum que desapareçam naturalmente.⠀

A ansiedade passa a ser um problema quando se torna disfuncional e impede a criança de realizar tarefas simples, como dormir, brincar com outra criança ou ir à escola. Nesses casos, pode-se falar em transtornos de ansiedade. 20% das crianças ou adolescentes apresentam ou apresentarão algum traço ansioso. Crianças tímidas, que sentem muito medo, fazem muita birra, regridem a fases anteriores e começam a fazer xixi na roupa, por exemplo ou roem as unhas e possivelmente são crianças ansiosas.

Embora seja natural crianças apresentarem essas atitudes em determinadas circunstâncias, se você notar que, em quase todas as situações, seu filho reage de um modo “diferente” do esperado para a idade dele, é provável que tenha um traço de ansiedade. Nesse momento, mantenha a calma, principalmente em momentos em que você notar que seu filho está aflito por conta de uma situação. E o mais importante: procure ajuda de um profissional especialista como um psicólogo especialista em atendimento infantil.

Macho do mosquito Aedes aegypti. Foto de Fundação Oswaldo Cruz
15 fev., 2024
Entenda o que caracteriza a dengue, seus sintomas, como identificar uma manifestação mais grave, como prevenir, tratar e informações sobre a vacina disponível.
Lancheira, próxima a pilha de livros e maça. Foto de Freepik
14 fev., 2024
Descubra o que adicionar e evitar na lancheira das suas crianças, opções de lanches saudáveis e como engaja-las no processo.
Menina sentada no sofá com dor no estômago. Foto de Freepik
21 nov., 2023
Conheça as causas, sintomas e o que fazer para tratar e previnir a diarréia aguda em crianças
Share by: